Previous
Next

SCR

Quer financiar um seminovo? Veja como funciona

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Suponhamos que você já pesquisou e tem bem claro em mente a marca e modelo do carro seminovo que pretende comprar, porém, uma dúvida ainda paira em sua cabeça: o financiamento.

A gente entende que muitas vezes é mesmo difícil entender como funciona o financiamento de carros seminovos, pois as lojas estão mais acostumadas a vender veículos novos.

Esse artigo está aqui para ajudar você a compreender todo o processo de financiamento e decidir a melhor maneira de adquirir o seu carro seminovo.

Os primeiros passos

Antes de assumir as parcelas de um financiamento, você precisa fazer um planejamento financeiro, isso para evitar aquele desespero de não ter como pagar o carro quando o carnê chegar.

O planejamento financeiro – incluindo todas as contas mensais fixas, dinheiro para poupar e saldo para pagar as parcelas do carro – é a melhor forma de evitar dor de cabeça no futuro.

É importante considerar que você só pode comprometer até 30% da sua renda no financiamento, sendo assim, faça o cálculo e tenha certeza de que terá condições de pagar todas as parcelas em dia.

Sabendo o valor da parcela que poderá assumir, chegou a hora de escolher o carro que se encaixa no seu orçamento. 

Para não comprar um seminovo muito além do que você precisa, defina quais são as suas prioridades com veículo.

Quem pretende dirigir só na cidade pode optar por um modelo mais compacto e econômico, como as opções de carros 1.0 ou 1.4, que são mais baratos.

Já quem precisa de um carro para viajar de forma confortável pode optar por uma versão de sedan 2.0 ou SUV, pois eles têm mais potência e espaço. 

Outro item que muda bastante o valor final do veículo é câmbio, que pode ser manual ou automático. 

A avaliação também precisa levar em conta os itens dentro do veículo, como ar-condicionado, direção elétrica, conexão bluetooth, entre outros.

Depois de fazer as suas pesquisas iniciais para conhecer os modelos, o ideal é fazer um test drive para entender o funcionamento do carro. 

Muitas vezes, na hora de sentar, você já consegue identificar se o veículo é mais ou menos confortável para o seu tipo físico. 

Definido o modelo que mais combina com você e atendas as suas necessidades, é hora de pensar no financiamento do carro

Onde fazer o financiamento?

Aqui, a principal dica é pesquisar as opções disponíveis para você. 

Alguns bancos tradicionais, por exemplo, financiam entre 70% e 100% do valor do carro seminovo, dependendo do ano em que o veículo foi fabricado e da quantidade de meses solicitados para o pagamento.

Há ainda a opção de buscar o financiamento em empresas que oferecem seguro. Aí elas já conseguem unir duas modalidades de serviço para você — a compra do carro e o seguro contra acidentes. 

Outra opção é buscar o financiamento com uma instituição de crédito, que geralmente dá mais prazo para o pagamento e exige um valor menor de entrada, com parcelas fixas até o final do pagamento.

Você pode fazer uma análise de crédito junto à instituição financeira que pretende escolher.

Nessa análise, verifique quais serão as condições de pagamento, o valor total das parcelas, as taxas de seguro aplicadas e o CET – Custo Efetivo Total. 

Muitas vezes, é no CET que você perceberá a diferença entre uma modalidade e outra de financiamento de veículo usado.

Uma boa dica é pesquisar as condições de pagamento. Hoje, algumas instituições financeiras oferecem o plano de parcela reduzida (pagando parcelas com menor valor durante 12 meses), e ainda carência, onde o cliente só paga a primeira parcela do financiamento 120 dias depois da compra do carro.

Mas, atenção!

Nos financiamentos, o carro fica como garantia do dinheiro emprestado. 

Portanto, saiba que precisará pagar todas as parcelas mensais para manter o carro com você.

Como tudo tem exceção, é claro que, se alguma eventualidade ocorrer durante o processo, você pode entrar em contato com a instituição financeira e buscar uma renegociação das parcelas.

Faça comparações

Procure fazer mais de uma simulação em instituições financeiras para identificar qual é a melhor opção para o seu orçamento.

Se achar necessário, faça mais de uma simulação na mesma empresa com diferenças no valor de entrada do veículo, ou, na quantidade de parcelas mensais. 

Saiba que isso pode mudar o percentual de juros aplicados e o valor total pago ao final das parcelas.

Viu só como financiar um carro seminovo não é tão difícil assim?

Basta planejar, pesquisar e escolher a melhor opção pensando no seu orçamento financeiro. 

No Grupo Promenac/Camvel o estoque conta com carros seminovos de todas as marcas, modelos e com preços especiais.

Você encontra as nossas lojas em Itajaí – Barra do Rio, Caninana e Praia Brava – Balneário Camboriú, Penha e Porto Belo.

Venha conferir pessoalmente, ou, busque em nosso estoque online.

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail.

Artigos relacionados